domingo, 24 de julho de 2011

Escolas Gaiolas e Escolas Asas

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
(Rubem Alves)

Escolhi esse texto para inaugurar nosso blog porque, como professora, sempre acreditei em "Escolas Asas". Não aquelas que educam seus alunos para serem cidadãos autônomos, capazes, conscientes... E sim, aquelas que já os enxergam como tal.
Pois as crianças não se tornam cidadãos, elas já o são desde o nascimento.
E precisamos aprender a respeitá-las como tal, acreditando e valorizando a história de vida e os conhecimentos já construídos que trazem para sala de aula, "encorajando-os" na produção e construção de novos conhecimentos e na formação de seus valores.

Flávia Carvalhal (3ª CRE/C.M. Nosso Cantinho)

12 comentários:

  1. Oi Flávia!
    Vamos compartilhar nossas experiências. Você como Professora de Educação Infantil e eu como Agente Auxiliar de Creche. Estou seguindo seu blog e peço que siga o meu http://professoresleigos.blogspot.com/
    Estamos construindo um novo futuro na EI do RJ. Precisamos de união e comprometimento, independente do cargo que ocupamos, precisamos unir nossas forças em favor de qualidade na EI.
    Vitórias hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavinha.... Vc é um show de pessoa, de profissional... Sou muito feliz de ter vc como amiga.... espero contribuir com este espaço sensacional..... Bjs mil Claudia Abrantes

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de postar: Sou da 3ª CRe, PEI, Creche Emmanuel.
    Bjs Cláudia Abrantes

    ResponderExcluir
  4. Flávia o blog está show! Você foi muito feliz em escolher Rubens Alves. Parabéns!!!
    Cláudia Alice

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pessoal! Esse espaço é nosso! Para compartilharmos ideias, projetos, experiências... Sempre acreditei que quando alguma coisa dá certo, temos que compartilhá-la, para que dê certo em outros espaços tb!
    Se seu projeto deu certo com sua turma, porque não compartilhá-lo com outros professores,disseminando cada vez mais as ideias boas que temos e os conhecimentos construídos!
    Um abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  6. AACs - Professores Leigos,
    Com certeza! Estaremos juntos, compartilhando experiências e lutando para uma EI de qualidade, sempre!
    Esse espaço não é só meu, é de um grupo grande de professores e de quem mais quiser compartilhar suas ideias.
    Sejam bem-vindos!

    ResponderExcluir
  7. adoro o texto!!! Esta show o espaço! Parabéns meninas e meninos!!!

    ResponderExcluir
  8. Que este espaço seja mais um local onde possamos nos enriquecer de conteúdos importantes para nosso crescimento profissional. Adorei o blog

    Tatiana Avelino- 1 cre- a ser definida a creche

    ResponderExcluir
  9. Uma pergunta para a Sec Claudia Costin...
    COMO É POSSÍVEL FALAR EM MELHORIA DA EDUCAÇÃO COM FALTA DE PROFESSORES????? TANTOS PROFISSIONAIS TENDO QUE FAZER DR...

    ResponderExcluir
  10. Olá,Flávia
    Não nos conhecemos mas vi seu blog no face da Maria Cristina. Não sou da rede, pelo contrário pedi exoneração após 2 anos e fui para a iniciativa privada.Hoje trabalho com formação de professores, práticas que deram certo, enfim!é muito bom ver professores se organizando para discutir Educação a sério, divulgando excelentes práticas e corendo atrás do seu crescimento profissional enquanto tantos ficam só na espera. Parabéns de verdade!!Se vc permitir vou divulgar o seu blog lá no blog da Focus Educacional(focuseducaciuonal.wordpress.com) e no site.
    Adorei a iniciativa!!

    ResponderExcluir
  11. *Rubem Alves.
    Cláudia Alice

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso Rubem Alves!!!Adoro!
    Sou prof de EI e acho que o que fazemos em sala de aula é praticamente milagre. Tenho 25 alunos (já tive 28)de 4 e 5 anos e atuo sozinha, sem auxiliar nenhum. É impossível pensar em qualidade(de verdade), enquanto não se mudar essa relação número de alunos/professor.

    ResponderExcluir